Vinagre de Cidra
Vinagre de Cidra
Nos últimos anos alguns criadores começaram a administrar vinagre de cidra às suas aves, na proporção de uma colher de sopa por litro de água.
Note-se que o vinagre de cidra não é nenhum medicamento nem um neutralizante dos antibióticos.
Fabrico e tratamentos
O vinagre de cidra é feito a partir de maçãs com elevado teor de acidez, ou seja , maçãs demasiado acidas para serem comidas normalmente.
O sumo é espremido numa centrifugadora, depois toda a frutose das maçãs é transformada em álcool, por fermentação em grandes Barris o que demora cerca de quatro semanas. A seguir a mistura tem de amadurecer durante mais seis meses antes de se transformar em cidra, que depois se transforma em vinagre. No vapor do sumo em fermentação e nas bolhas, as bactérias acéticas proliferam até estarem espalhadas por toda a cidra. Ao fim de algum tempo, o líquido resultante é o produto natural conhecido por Vinagre de Cidra (maçã).
O teor em ácido acético é cerca de 7 graus, normalmente diluído para cerca de 4,5 a 5 % durante o engarrafamento. Na maioria dos casos, adiciona-se dióxido de enxofre durante esta fase a fim de evitar que o vinagre crie bolor e oxide. Alguns fabricantes usam antes ácido ascórbico (vitamina C) que é de facto um aditivo mais saudável.
Composição do Vinagre de Cidra
Não é fácil apresentar uma descrição clara da composição real do vinagre de Cidra mas, são cientificamente reconhecidos alguns componentes activos dentro de uma combinação de ácido acético, compostos orgânicos e minerais, potássio, sódio, cálcio, fósforo, ferro, cobre, uma percentagem mínima de zinco, ácido ascórbico (vitamina C), ácido nicotínico (vitaminaB5), riboflavina (vitaminaB2), proteínas vegetais, cinzas inorgânicas e tanino.
Note-se que a proporção natural do tanino e fenol não é, provavelmente, muito diferente, dos ingredientes básicos usados pela indústria farmacêutica para produzir bactericidas.
Conclui-se então que o Vinagre de Cidra estimula o organismo das aves a produzir as suas próprias substâncias de defesa.
Os possíveis méritos do Vinagre de Cidra seriam, consequentemente, a reposição do equilíbrio de ácidos e bases no organismo.
Concluiu-se então que, como o Vinagre de Cidra contem pequenas quantidades de minerais estimulando assim a digestão. Minerais esses que são normalmente , absorvidos na Alimentação.
Por último, o papel do bio-regulador geral do Vinagre de Cidra não deve ser desprezado , uma vez que os testes realizados em animais revelaram resultados muito positivos.
Chegámos até ao ponto de o Vinagre de cidra começa gradualmente a ser recomendado para utilização Humana.
Sabendo que as galinhas crescem muito mais depressa se for misturada uma colher de Vinagre de Cidra na água de beber, porque é que o efeito não seria o mesmo nas nossas aves? Já agora foi também demonstrado que o uso do Vinagre de Cidra torna os ovos mais fortes.
Em resumo, pode dizer-se que a utilização do Vinagre de Cidra aumenta a resistência geral de todas as criaturas vivas.
Este artigo foi na sua maioria transcrito do livro: