Informações complementares:
Estas aves na natureza selvagem gostam de viver em bandos, como os machos não lutam entre si vivem harmoniosamente. Para criar estas aves é necessário ter mais machos que fêmeas, para que estas possam escolher os seus parceiros. No entanto estes tentilhões podem ser mantidos em gaiolas, embora o espaço não as estimule podendo assim dar origem a obstipações e a engordarem. Deve-se ter ainda em conta que estas aves são verdadeiros amantes do sol e que apreciam espaços verdes.
Para os amantes deste tipo de aves e que não têm qualquer conhecimento, deve ter em conta o seguinte, os diamantes não gozam de uma boa reputação relativamente à sua reprodução porque as fêmeas em geral abandona a ninhada prematuramente, pelo que, é necessário ter os casais de bengalins para chocar e criar. Este é o principal problema para podermos criar os diamantes, a mudança de ovos dos diamantes para os bengalins (não deve deixar chocar ovos de ambos) deve ser feita na altura em que ambos estão na postura (aconselhável ter ninhos espaçosos), isto porque é a melhor altura, não corremos o risco de levantarem do choco. Sabe-se ainda que dois machos bengalins também chocam e criam, mas eu pessoalmente prefiro o método que acabei de enumerar porque nos restantes casos acabei por perder as “crias” normalmente porque levantam do choco muito facilmente sem qualquer motivo aparente, embora saiba e tenha conhecimento de outros criadores utilizarem estes métodos e terem bons resultados, eu pessoalmente não aconselho, sendo preferível serem os próprios progenitores a criarem, pelo que se deve experimentar uma vez pelo menos, a não ser que nos apercebamos de imediato que o casal tem pouco interesse nos ovos. O acasalamento deve efectuar-se entre Outubro e Abril devendo tirar os ninhos o mais tardar em Maio.
Os Diamantes Gould adultos são por norma resistentes, mas não resistem a mudanças de temperatura bruscas bem como a correntes de ar derivadas destas mesmas alterações rápidas da temperatura. A temperatura ideal para diamantes é entre os 15 e os 25 graus Celsius, temperatura esta que temos relativamente em casa. Também são aves calmas e podem tornar-se muito familiarizadas com o seu criador.
Para quem for experimentar a reprodução destas aves, sabendo que não é fácil também não é uma coisa do outro mundo, porque eu, quando iniciei a criação dos Diamante Gould também não tinha qualquer noção como criar tal espécie e mesmo agora ainda tenho muito para aprender, sendo que, a melhor aprendizagem é feita connosco através das experiências realizadas dia a dia e que nos leva a uma maior confiança e motivação, pelo que deixo outra frase que todos conhecemos e devemos por em prática
“ Se os outros conseguem, eu também vou conseguir”
Espero que as informações tenham sido preciosas e desejo-vos boa sorte para a criação deste tipo de aves, ou outro qualquer, pois faz falta o brilho e a beleza da cor das aves porque de tristezas está o mundo cheio.
Saudações ornitológicas a todos.